Saúde Vocal para Profissionais da Voz

Para profissionais da educação, saúde e voz
Contemple a voz como uma mensageira, uma via para o exterior e ao mesmo tempo uma janela aberta para o interior. Há uma subtileza inerente à sua natureza, que podemos cuidar como se de uma flor se tratasse. Consciente ou inconscientemente, o ser humano busca e deseja a sua própria expansão, e fá-lo das mais variadas formas. Se aprender a tocar devidamente aquela flor, o lugar da sua voz, para que ela se manifeste com toda a liberdade, pode ter a certeza que desse toque brotará uma alegria natural, pois a sua expressão é sinónimo de expansão.
Até que ponto as portadas daquela janela estão abertas? Aqui reside o ponto crucial da expressão comunicativa e da saúde vocal. Para que não existam atritos no percurso do sopro que parte do interior para o exterior, é necessário cultivar a plena atenção e consciencialização das sensações do corpo quando se exprime.
Estes assuntos serão abordados de uma forma objectiva, através de exercícios práticos que lhe possibilitarão conhecer e cuidar da sua voz.
Pontos a trabalhar:
- Respiração e postura - as duas funções interdependentes.
- O som primordial - exploração do nosso espectro sonoro mais primitivo.
- Apoio - directrizes para a projecção vocal.
- Voz de peito, máscara e voz de cabeça
- Identificação de pontos de tensão e seu relaxamento - maxilares e braços livres.
- Articulação da palavra - diafragma.
- A beleza vocal - a descoberta do timbre em flor.
Duração: Duas horas e meia.