A Criança Interior e a Verdade

12-11-2023

Agora que estamos a fechar a tremenda Lunação do Eclipse Solar em Balança e fazendo uma retrospectiva destes dias onde tanto, tanto se mostrou, escrevo estas palavras atrevendo-me a sondar a esfera da Verdade. 

O olhar científico sobre os fenómenos da natureza permite-nos fragmentá-la microscopicamente ou observá-la em ampla perspectiva. E porque temos esta vontade de fragmentar até ao mais ínfimo detalhe? E porque temos a vontade de ir além da linha azul do horizonte? É tão bonito pensar na linha azul do mar e na linha azul celeste que forma esta esfera repleta de Beleza! Vontade e Beleza andam de mãos dadas como dois seres que se amam.  

Na Escola Voz da Terra tenho testemunhado a tremenda importância do Sagrado Masculino para o reequlíbrio do Sagrado Feminino, que se pode perder em excessos e desperdício. Inteiramente independente do género, ambas as energias coexistem no Corpo, e movem-se dentro de um campo de memória repleto de aspectos psicológicos. Para entender as energias feminino e masculina (além género biológico) há que entender os Ciclos da Natureza e o modo como eles se manifestam na biologia de um corpo feminino e de um corpo masculino, mas sem nunca cair no erro de associar o Sagrado Feminino ao corpo biológico feminino ou o Sagrado Masculino ao Corpo biológico masculino. Uma vez esclarecido este equívoco é possível laborar a memória através da consciência de ambas as energias no Corpo. A palavra sagrado surge para fomentar a conexão com a invisibilidade.  

Entendendo o movimento destas duas faces da Existência é mais fácil encontrar as questões e as respostas para as questões: O discernimento. Para conseguir ganhar consciência sobre os fenómenos da natureza é necessário distinguir, o que é o dia e o que é a noite. Se não houver capacidade de distinção, o mais certo é perder a orientação. Como a dissecação de um cientista, o discernimento acerca de si mesmo e acerca dos seus movimentos no consciente colectivo e individual, é tão vital como distinguir o dia da noite. 

Cedo percebi que há uma forte diferença entre a postura de quem faz uma performance e a postura de quem faz música ... Música, a Verdadeira Música atrevo-me a dizer - a música não conceptualizada, a música onde não existe a fragmentação entre ídolos e fãs. A Música que alimenta um estado de Ser vívido, autêntico e puro, onde nenhuma ideia de melhor ou pior existe, onde nenhuma tensão relativa a um ideal existe ... a Música Natural. Sendo música profissional, longo é o meu Caminho até esta naturalidade musical. É um Caminho longo mas repleto de Beleza, um Caminho da Criança Interior pois a sua essência é vibrantemente musical!

Tudo o que procuro cantar e compor na Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente, está intimamente ligado à Criança Interior, a mais Bela Esfera da nossa Intimidade! Esta Criança apenas se revê nos factos, ela não tem relação direta com a interpretação mental dos Factos. Disso ela na verdade não quer saber, ela quer experienciar e expressar o que experiencia no seu Corpo de Vida. O que ela naturalmente manifesta está apenas relacionado com os Dons Divinos da Criação, os Dons que podemos testemunhar nos fenómenos da Natureza e que não têm conceito humano, os Dons que acontecem como Factos: o Dom da Expansão, uma planta que nasce e se desenvolve em espiral, o Dom da Beleza na multiplicidade da manifestação da Vida, o Dom da Pureza na vivência da Energia da Vida. 

Lapidar, transmutar e devolver à Fonte as Palavras tem sido a par desta busca musical, uma fonte de grande ensinamento na Escola Voz da Terra. Palavras que foram usadas algures no tempo em contextos religiosos e socio-culturais são plantadas nesta esfera da Criança Interior para que o sabor seja como que testado e integrado no Facto, além do dogma. O impulso interior é a chama da Vontade, o impulso que vem do exterior é apenas um espelho e nada mais do que isso. O que rege a Vontade da Criança é a sua própria Vontade a que chamamos Michael na Escola Voz da Terra, o dom do primeiro Raio Azul que uma vez integrado enche o Corpo de uma Energia inexplicável, uma Energia que aceita todos os desafios da mudança, uma energia que se move por entre a consciência da dor para a glorificar no máximo esplendor! 

Uma das palavras que temos vivenciado é - a Ressurreição. O entendimento dos Ciclos da Vida e de todos os Mistérios inerentes à Vida que se renova sem nunca perder a sua essência "eterna", a sua essência "crística", a sua essência misteriosamente inteligente. O entendimento das várias fases de iniciação que implicam a experiência de determinados aspectos da natureza humana até à Glorificação. À Luz da Experiência Íntima, o propósito é a Integração, jamais a identificação ou personalização, o propósito aqui neste lugar é também a Portugalidade dentro da Terra, o propósito é o sabor da Terra, a consciência que se move na folha e na célula, a consciência da raiz que segura uma árvore e os pés na Terra.   

Os elementos da Natureza que vestem toda a natureza movem-se organicamente de acordo com uma inteligência - com o Facto. É este Facto que a Criança Interior conhece e reconhece e que ao longo da Vida vai buscando cada vez mais intensamente, pois Ela comunga com os dons do Deus Tempo! A Criança ignora todo o tipo de julgamentos acerca do Corpo, da estética conceptualizada, da saúde, doença, jovialidade ou velhice, o Corpo Mental da Criança Interior serve apenas a manifestação da Expansão e de todos os dons divinos da Criação. Perante a doença a Criança apela ao Anjo continuamente, pois ela conhece também o dom da Cura, ela sabe que é Filha de Maria e que tem em Rafael o seu mais fiel aliado no reequilíbrio do Corpo. 

Disse já várias vezes ao longo destes 2 anos de existência da Escola Voz da Terra, que o ser humano é um Mestre do Corpo Mental. Debatemo-nos com os seus processos psicológicos vivendo uma intensa experiência no Planeta Terra que nos permite afundar e emergir. Uma tensão e distensão assombrosa rumo à Glorificação - a absoluta Mestria e Libertação. Algures no Tempo Esférico (diferente do tempo linear) todos somos recebidos nos braços abertos das hostes angelicais como seres vitoriosos! A voz neste grito de vitória é tão humana quanto possível, e assim sendo é angelical também e divina! Quanto mais aceitarmos as vicissitudes da nossa humanidade, mais beberemos da fonte angelical. Confia, canta a todo o instante a Criança Interior! Confia em Ti e em todas as mensagens do teu Corpo! Nós somos amados, profundamente amados e isto é para mim, Criança Interior, o Facto. Daí a sua perfeita disposição para ser alegre! A alegria dos Mestres é essa que, uma vez aprendida toda a lição da história, uma vez entendido o fenómeno da Existência em toda a sua complexidade, se entrega por inteiro ao dom da Simplicidade ... o esquecimento. 

Aqui na Terra nascemos esquecidos. Não nos lembramos como fomos criados. Apenas sabemos que somos criados. Como? Não sabemos. A Criança Interior tem neste lugar o maior dos confortos! E quando a sua curiosidade se adentra nos meandros científicos ela vai com todo o entusiasmo, mas sem nunca se prender a absolutamente nenhuma ideia. Porquê? Porque ela sabe que toda a Sabedoria está na célula e na folha, no Facto, na evidência da sua Naturalidade. A Criança Interior, quando tem a sua Chama plenamente activa, sabe que pode acessar ao seu próprio Corpo para encontrar a mais perfeita explicação acerca dos fenómenos da natureza ou do comportamento humano. A Criança Interior é a Medium Cósmica. No entanto, ao contrário do humano que se debate com as ideias, a Criança é livre e pura e por isso apenas observa uma ideia para Amar, para mover a Vida e nada mais. Ela Ama. Ama o Sim e o Não. Ama a Luz e a Sombra. Ama porque tem o dom divino da Inocência. A Inocência que não vê nem bem nem mal ... a Inocência Excelsa que apenas vê. "Deixai vir até mim as Crianças". Não são apenas as crianças da infância que Jesus chama, antes, as crianças da Natureza que somos todos nós, tenhamos 6 ou 76 anos de idade!

Muito há a dizer acerca desta Criança Interior que apenas se relaciona com a Verdade, o Facto! A Verdade do Amor que move a vida entre tensão e distensão, a Verdade da Beleza que inspira a Criação, a Verdade da Inteireza de um Corpo Comum e Diverso, além género e além conceito, o Corpo da Mãe Terra, o nosso Corpo - Um Só Corpo Amor.