A Voz e as Mãos

08-02-2022

Há algo de surpreendente que descobres quando começas a desenvolver uma percepção mais subtil da manifestação da força e da ternura no teu corpo. Algo que nunca abandona a dimensão do Mistério (pois o Mistério é uma função vital do teu próprio corpo) mas que consegues sentir e intuir profundamente. É como o Amor.

Podes sentir este Amor através do toque mais sensível dos teus dedos, e da força mais vigorosa do teu punho fechado. As tuas mãos falam, são mensageiras do teu corpo, e estão intimamente e directamente ligadas à tua Voz. Usar as mãos em relação com a expressão vocal, ajuda a desbloquear e a revelar partes de ti imersas na sabedoria do teu corpo e nas suas memórias.  

*

O Corpo de Amor. E porque digo Amor? 

Um dia, olhei para o Mar, e num instante que mais parecia um milagre, vi ali, no Mar azul e nas suas ondas em contínuo movimento, o Amor! De uma forma tão evidente que me é difícil transpor para as palavras. É um tipo de percepção que vai além da superfície mas que traz à mesma superfície a evidência exacta de algo. Foi uma experiência mística mas tremendamente concreta, e que mudou os meus olhos. 

O Mar vive no nosso corpo, a sua água é a nossa água ... as nossas lágrimas são salgadas! Chorar é uma expressão desse Amor, desse Mar imenso que é a nossa Casa, e que está intimamente ligado à nossa relação com a nossa Mãe, a Mãe biológica e a Mãe arquetípica ... Maria, Yemanjá e os mesmos nomes vezes mil e multifacetados. 

Na língua portuguesa temos a felicidade de ter estas duas palavras muito próximas: Mãe - Mão. Digo que é uma felicidade pois a mão que segura e acarinha, que guarda e que lança para a vida, é uma perfeita metáfora da Mãe na nossa vida. Segundo Bert Hellinger a relação que desenvolvemos com o nosso corpo está intimamente relacionada com a relação que temos com a nossa mãe. 

Há pontos de luz dentro de nós que precisamos entender com toda a profundidade para que eles se possam tocar! Esses pontos de luz podem viver separados vidas e vidas ... e é minha convicção que nós, não só somos Mensageiros desses pontos de Luz, como também estamos aqui para os ligar.